segunda-feira, 18 de março de 2013

SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO DE BICICLETA

         Há muito tempo eu queria fazer uma viagem de bicicleta...quando adolescente andei muito, fiz pequenas rotas, algumas de até 100km (Guaratinguetá-Cunha-Guaratinguetá), mas a vontade era ir mais longe...mas não dava.    
       Mas agora deu!  
    
      
        O projeto de viajar de São Paulo ao Rio de bicicleta amadureceu e começou a ser planejado em 2011, momento em que eu já estava com bom condicionamento físico e já praticando diariamente.  A ideia não era ir ao Rio somente, mas curtir o trajeto, então decidi que o trajeto seria pelo litoral.
      Em 2012 o planejamento começou efetivamente, começando pelo estudo das rotas, avaliação da distância total, avaliação dos trechos, estudo de caminhos alternativos, da geografia do local, pesquisa com ciclistas que já tivessem feito algo igual ou parecido.  
      Em paralelo eu fui preparando a minha bicicleta ao longo do ano, uma Caloi Sport Confort 2010, uma boa bicicleta, mas simples para este tipo de viagem. Catraca e corrente novas (Shimano TZ21 e HG 51, respectivamente), pedivela e movimento central Alívio, Aro traseiro Van Action de parede dupla com pneu Maxxis Detonator 26 x 1,50, na roda dianteira aro original com pneu Kenda 26 x 1,50, todos slick.   Instalei bagageiro traseiro, para-lamas dianteiro e traseiro (de plástico, simples), um para-barro no dianteiro; estes essenciais para quem vai andar vários dias em vários tipos de terreno, com sol, chuva, poeira e lama.

     O percurso seria de 600km a 650km e treinei para que pudesse fazer uma média de 150km/dia, ou seja, eu teria que executar o projeto em 4 dias.  E a cada trecho de 150km procurei pousadas para me hospedar, não queria acampar (não nesta viagem), ganharia tempo e modidade. A estimativa ficou assim:
1º dia - São Paulo até Maresias - 165 km
2º dia - Maresias até Paraty - 175 km
3º dia - Paraty até Coroa Grande (Mangaratiba) - 175 km
4º dia - Coroa GrandeRio de Janeiro (Bairro da Glória) 100 km 

Se consegui, ou não?       Fica para a próxima postagem.


Boa pedalada. 
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário