sábado, 8 de junho de 2013

CALOI SPORT CONFORT - BRAÇADEIRA PARA BAGAGEIRO

    Vou mostrar em detalhes como fazer braçadeiras para a instalação e fixação de bagageiros traseiros numa Caloi Sport Confort, modelo que não possue furação específica para este tipo de acessório.  O Tubo traseiro do quadro da Caloi S C tem 20mm de espessura, desta forma a parte "curva" da braçadeira deverá medir 60mm e parte "reta" (que serão 2 faces) deverá medir 30mm,  no total a chapa da braçadeira medirá 120mm = 12cm de comprimento,  já a largura deve ser entre 20mm e 25mm.






     Será necessária uma chapa de alumínio (pode-se usar outros metais, o importante é que tenha-se firmeza e durabilidade) de 2mm de espessura.  Com ela providenciaremos uma peça com 12cm x 2,4cm ; então separar uma serra e lima.







    Na chapa já cortada marcar a seguinte divisão:  30mm + 60mm + 30mm.  A chapa possuirá 2 marcas que devem ser dobradas em 30° aproximadamente (utilizar um torno).







     Na parte de 30mm, devemos fazer 2 furos (de 4mm) em cada aba, um deles servirá para a fixação da braçadeira no quadro da bicicleta e o outro para a fixaçao do bagageiro.  Para a fixação utilizar parafusos à sua escolha.

   
  Para moldar a parte "curva" da braçadeira, utilize um cano ou barra de ferro (ou até mesmo o próprio quadro da bike).






     No detalhe da foto acima coloque uma braçadeira que acabei de confeccionar (o furo não está concluído, apenas marcado) ao lado da braçadeira já fixada.  Observar que o furo de baixo é para prender a braçadeira no quadro e o furo de cima serve para fixar a peça do bagageiro.


    
     Serão necessárias 4 braçadeira, 2 para a parte superior dianteira e outras 2 para a parte inferior.

Boa Sorte e boa pedalada.

3 comentários:

  1. Show !!! Valeu !!!

    Petrus

    ResponderExcluir
  2. Só uma dica:Forre a parte interior da braçadeira com um pedaço de borracha,

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ainda não tenho bike e estou pensando em comprar uma caloi sport comfort 26 para passear com minha filha e levá-la à escola, utilizando uma cadeirinha kalf. Pelo peso dela precisarei comprar uma cadeirinha traseira. Mas, vi que essa bike que pretendo comprar não tem furação adequada para colocar o bagageiro para instalar a cadeirinha. Vi que fez algumas braçadeiras para poder instalar a cadeirinha (o que pra mim, é inviável construir braçadeiras) O que recomenda? Escolher outra bike? Procurar alternativas de instalar a cadeirinha? Existem braçadeiras similares à que você fez para vender?
    Abs e obrigado.

    ResponderExcluir