domingo, 25 de março de 2012

Caloi Sport Confort

     Caloi Sport Confort tamanho 19, ágil, relativamente leve e macia para se andar nas ruas e muito fácil de se transformar numa híbrida.
     Tenho 02 bikes, uma caloi 10 ano 86 e uma caloi sport confort ano 2010, que é a "principal", utilizo como meio de transporte....além de utilizá-la no dia-a-dia, os meus passeios são feitos com ela.
 




 O tamanho é 19,  em relação à versão original fiz algumas mudanças:
- substituição do pneu misto (modelo terral da levorin)dianteiro por um Slick 1,95
- instalação de buzina elétrica 12V (modelo da Honda Biz)  
- bagageiro traseiro de alumínio (tipo cicloturismo)
- para-lamas dianteiro e traseiro
- diminuição do guidão em 15cm (7,5cm serrados em cada ponta)
- substituição do pedivela triplo soldado por um Shimano triplo com coroas separadas
- substituição do movimento central por um Shimano selado
- instalação de farolete de 9 led's
- substituição do pedal tipo plataforma, de poliéster, por um modelo de alumínio mtb.



      O guidão foi invertido para melhorar a posição na pedalada, ficando mais curvado. O quadro é desprovido de fixações para bagageiro, o que me obrigou a improvisar presilhas de fixação (fiz com chapas de alumínio).


     É uma boa bicicleta, leve e macia.   Ando em média 600km por mês e requer pouca manutenção;  e como última alteração, pretendo trocar os aros por outros de parede dupla que são mais resistentes.

    Detalhes das braçadeiras utilizadas para a fixação do bagageiro:





É isso aí,    boa pedalada.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola, tenho 1,60 e gostaria de saber se a caloi sport comfort seria uma boa opçao,pois estou a 15 anos sem pedalar e quero recomeçar.. estou em duvida entre a caloi t-type 18" e a caloi sport comfort 17". Aguardo uma dica de quem ja possui uma sport comfort,obrigado!!! Usarei para cidade e algumas viagens curtas,incluindo estrada de chao algumas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, eu tenho 1,67m e o tamanho 19 não foi a escolha mais acertada. Recomendo a Caloi Confort tamanho 17 e para a sua proposta de andar na cidade e pequenas viages...ela é perfeita, eu utilizo a minha exatamente nestas situações. boa pedalada. Neto.

      Excluir
  3. Como conseguiu adaptar o bagageiro? Poderia ser mais específico? Preciso colocar a cadeirinha para transportar meu filho e para isso é necessário um bagageiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    O quadro da Caloi Confort infelizmente não tem furação para instalação de bagageiros, a solução é utilizar abraçadeiras. No caso, eu mesmo fiz com chapa de alumínio(mais fácil de trabalhar), porém o ideal seria com chapa de aço que é muito mais resistente.

    Aguarde mais detalhes que eu postarei no blog, mencionarei medidas as utilizadas e postarei fotos com detalhes, ok?

    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Camarada, tenho 1,78m, mas sou bem pesado, cerca de 100kg, porque treino musculação há anos. Você acha que seria melhor eu comprar uma Caloi Sport Comfort com quadro de 17 ou 19 polegadas? Parabéns pelo blog e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, bom dia.

      Pela sua estatura, um quadro de 19, com certeza! E até 100kg o quadro aguenta tranquilamente.
      Cuidado: O que não aguenta 100 kg são as rodas originais da caloi spot confort, raio simples e aro simples....eles quebrarão com frequência e o aro empenará todo mês.
      Sugestão: Mande instalar rodas de parede dupla com raios reforçados no momento da compra.

      De resto você vai se surpreender com esta bike... Só por curiosidade, em 19/02 irei de SP até o RJ com a minha Sport Confort, atualmente a roda traseira é dupla com raios reforçados e meu peso 80kg.

      Abçs, e obrigado pela consulta no blog. Em breve postarei mais informações.
      Neto.

      Excluir
  6. Neto, obrigado mesmo pelo retorno. Comprei a Sport Comfort com quadro de 19 polegadas e estou muito satisfeito. Logo mais farei as modificações que me sugeriu. Pedalo todos os dias pela manhã. Abraço!

    David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David. Fiz a viagem e o bagageiro ficou em perfeitas condições. Estou postando detalhes das braçadeiras que eu mesmo fiz para a fixação do bagageiro.
      * Instalei aro 26 vzan modelo ACTION, parede dupla e sapata de freio especial (mais resistente, feita de ligas especiais, troca-se somente o "refil" da sapata.

      Excluir
  7. Gostaria de saber se a Sport Comfort é uma bicicleta boa para lazer ? Pois estou olhando uma para dar de presente para o meu noivo e tbm não sei o tam exato 17 ou 19 ele tem 1,72 alt pesa 85 kg, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eu indicaria um quadro 18. Mas o 17 será melhor que o 19. Se o seu noivo gostar de uma bike mais compacta, escolha o 17. Mas se ele prefere uma mais imponente, a 19 ficará mais a "cara" dele.
    Mas vai uma dica de um site de bike fit que vai ser muito útil para a escolha de quadros e ajustes de bicicletas: http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/

    Abçs. e obgd por apreciar o Blog.

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm tenho uma Caloi Confort (2012) e acho sensacional .... mas olha só que coincidência: Ontem fui na Centauro comprar um bagageiro e descobri que realmente o quadro da Caloi não tem local para os parafusos e achei sua adaptação muito legal. Será que você pode me mandar fotos mais detalhadas de como você fez pra prender o bagageiro e as dicas pra fazer as presilhas de aluminio?

    Outra coisa, estou indo pro trabalho de bike tbm e o uso de pedal e tenis clipless está me dando trabalho porque tenho de trocar de sapato pra usar a bike (tenho de levar o sapato pro trabalho e isso ocupa muito espaço) .... te pergunto: você vai trabalhar de bike? Usa pedal plataforma mesmo?

    meu email é petrusfreire@yahoo.com.br

    Obrigado,

    Petrus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrus, boa tarde.
      Vou postar mais fotos da presilha para ajudar na confecção, ok?

      Com relação ao tênis Clipless....eu não uso, utilizo tênis normal.
      Utilizo a bicicleta para ir ao trabalho todos os dias, não importa o clima, faça chuva ou faça sol. São 12km ida e 12km na volta, além dos passeios aos finais de semana, em torno de 80km. (normalmente desço para Santos-SP) e o bagageiro, além do alforje, são excelentes para o dia-a-dia e para minha pequenas viagens.
      O Pedivela original foi trocado por um Alivio MC - 442, relação 22-32-44, e o pedal é um simples de MTB dentado, todo em alumínio.

      Dica: para os dias de chuva utilizo uma sapatilha náutica (solado em silicone e corpo em neoprene), pode molhar, seca rápido e mantém os pés aquecidos; utilizo-a sem meias. Em dias muito quentes utilizo papete, muito práticas e arejadas.

      Excluir
  10. Como é que você fez o sistema de buzina? vi que você fixou a buzina no guidão e aparentemente tem uma bateria no bagageiro .... mas como você carrega essa bateria?

    Petrus

    petrusfreire@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrus,
      A buzina é de moto, 12 Volts. A bateria é de 12V e 1A/h. Esta bateria é utilizada em brinquedos e principalmente "velotrol" motorizado, comprei na Rua Santa Efigênia (R$ 20,00). Faz 2 anos que instalei e até o momento não precisei recarregar, mas a recarga será feita com uma fonte comum de 12 V que forneça corrente de pelo menos 1A (se for menos pode pegar fogo, ok?). Você pode aproveitar a bateria e instalar um farol automotivo de 12 V.
      A Bateria foi instala no bagageiro, rente ao canote do selim, a ligação dos fios é feita através de garras tipo "jacaré", para ficar fácil a retirada e recarga (aliás, coisa que nunca fiz!!!). Fixei-a ao bagageiro com fita isolante e protegi os terminais também com a mesma fita. Para evitar danos devido à trepidação, utilizei EVA na base da bateria, recortei uma "quadrado" do tamanho exato da base da bateria e colei. A fiação vai até a buzina acompanhando o conduíte dos cabos, e para o acabamento você pode utilizar fita isolante ou "enforca gato".
      Vou postar fotos de mais detalhes da buzina e da presilha de fixação também, ok?
      Abçs. E obgd por apreciar o blog.

      Excluir